Seguir confiante

A aurora de amor não tarda; contudo, dias difíceis vive a população no campo moral, com fatos dolorosos nesse setor sendo narrados todos os dias, a ponto de muitos estarem pensando no “fim dos tempos” e que não há mais solução.

Esperança é luz na alma. Necessário aprender a ver o melhor, consciente do mal, mas fazendo todo o possível para extirpá-lo do próprio ser e, com seu trabalho árduo, contribuir para um mundo melhor no amanhã.

Vemos, no evangelho de Mateus, capítulo VI, versículo 22 a 23, Jesus orientando que a lâmpada do corpo é o olho. Portanto, se teu olho estiver são, diz ele, todo o teu corpo ficará iluminado; mas se o teu olho estiver doente, todo o teu corpo ficará escuro. Pois se a luz que há em ti são trevas, quão grandes serão as trevas!

Simbolicamente, diz ele que vemos o que somos. Se apenas estamos reparando no mal que existe, há muito mal a ser retirado de nós, pois é fato conhecido da psicologia que o homem vê no outro o seu espelho. Aquilo de negativo que não enxerga em si, facilmente o faz com relação a terceiros. Mais uma vez Jesus alertando, quando diz que vemos um argueiro no olho de nosso irmão e não vemos a trave que está no nosso.

Se o mal estiver reinando ao nosso redor, sejamos a luz operosa e discreta semeando insistentemente o bem, sem esmorecer, até o final de nossos dias, evitando comentá-lo para não contribuir com sua expansão, mas atentos e vigilantes, para enfrentá-lo com as armas do amor e do bem, não conformistas, mas operosos, resignados, mas ativos e em trabalho sempre!

Quando a nova geração se levanta e brada em todos os países, para que o consumismo e a ambição cessem e se respeite o planeta, quando uma mão amiga enxuga uma lágrima, quando o trabalho voluntário pelo amor ao próximo cresce, em todas as classes sociais e em todas as religiões, ou até independente dessas; quando tudo parece conspirar contra o amor, mas esse silencioso se expande, tenhamos esperança e confiemos! Jesus está no comando e o amor há de triunfar na Terra!

Lembramos o grande brasileiro, amado ainda hoje pelo povo, Dom Pedro II, que escreveu pela bendita psicografia de Chico Xavier a poesia Brasil do Bem, no longínquo ano de 1932. É a esperança no Brasil, que não devemos deixar esmorecer.

Diz o poema:

Eis que o campo de sombra se esfacela

No doloroso e amargo cativeiro

Da guerra que ameaça o mundo inteiro,

Qual furacão no auge da procela.

 

Mas na amplidão do solo brasileiro

Outra expressão de vida se revela

Nalma cariciosa, heroica e bela,

Que se engrandece ao brilho do Cruzeiro.

 

Grande Brasil do bem e da abastança,

Deus te guarde os tesouros da esperança,

Desde as luzes dos céus à luz dos ninhos!

                      

Segue à frente do mundo aflito e errante

E alça o pendão pacífico e triunfante,

Como a doce promessa dos caminhos! ...
  

Busquemos o bem. O amor e a paz são o nosso caminho. Caminhemos!



Comentário

0 Comentários