Sempre Jesus

A história do espírito encarnado no planeta não tem sido de jornada fácil. Dura tem sido a ascensão. Das bases primitivas para a angelitude, incessantemente trabalha o espírito em si, através do tempo, para sublimar-se. Bem o disse Jesus, longa é a jornada, difícil o caminho, estreita a porta. Aprendizado paulatino, vagaroso, para a conquista das virtudes.

Temos recebido muito do amor divino. Do espírito de Fénelon, numa linda página publicada em O Evangelho segundo o Espiritismo, no capítulo I, aqui transcrita, pela beleza da mesma: Um dia, Deus, na sua caridade inesgotável, permitiu ao homem ver a verdade dissipar as trevas; esse dia foi o advento do Cristo. Depois da luz viva, as trevas voltaram; o mundo, depois das alternativas de verdade e de obscuridade, se perdeu de novo. Então, à semelhança dos profetas do antigo testamento, os espíritos se põem a falar e a vos advertir; o mundo foi abalado em suas bases; o raio estourará; sede firmes!

Comenta Fénelon que, malgrado o sangue de tantos mártires, o reino do Cristo ainda não chegou. E conclama ele: Cristãos, tornai ao mestre que quer vos salvar!

Tornemos, sim, ao mestre! Estejamos com Ele, caminhemos com Ele!

O orgulho continua sendo a fonte dos males. Seguir a Jesus, nas atitudes, no pensamento, sendo reto e firme no seu esforço de crescimento e superação de suas mazelas, deve ser o trabalho cotidiano, daqueles que conhecem o evangelho. Humildade é fundamental. Conhecimento é libertador. Conhecereis a verdade e ela vos tornará livres.

Precisamos estar com Jesus, se desejamos um mundo melhor. Haverá uma época em que as leis dos homens serão as leis do Cristo. Elas regerão a Terra e a paz se fará entre todos. O comportamento do espírita verdadeiro e o do cristão devem ser uma e a mesma coisa.

Cada um se verifique, antes de observar as dificuldades do próximo, em que necessita melhorar. Estamos caminhando para uma era nova, onde o amor há de reger as relações dos homens, quando todos se verão como uma só humanidade, como irmãos. Para trás, pois, com costumes selvagens, com animosidades entre irmãos, com desavenças! Isso é infantil, falta evidente de maturidade de espíritos que a essas atitudes se entregam. A hora é de união com o Cristo. A hora é de estar com Jesus. Os grandes espíritos que outrora viveram neste planeta souberam vivenciar as virtudes. A humanidade precisa crescer.

Lembrando Auta de Souza, no Parnaso de Além-Túmulo, psicografado por Chico Xavier, aqui deixamos a poesia O Senhor Vem...

E eis que Ele chega sempre de mansinho.

Haja sol, faça frio ou tempestade;

Veste o manto do amor e da verdade,

E percorre o silêncio do caminho.

                     

Vem ao nosso amargoso torvelinho,

Traz às sombras da vida a claridade,

E os próprios sofrimentos da impiedade

São as bênçãos de luz do seu carinho.

 

Como o sol que dá vida sem alarde,

Vem o Senhor que nunca chega tarde,

E protege a miséria mais sombria.

 

Ele chega. E o amor se perpetua...

É por isso que o homem continua

Ressurgindo da treva a cada dia.



Comentário

0 Comentários