Sentimento de amor e saudades

Já se passaram quase 30 anos do retorno para a verdadeira fonte de nossas vidas, a pátria espiritual. Dele ainda guardo um sentimento tão gostoso de amor, misturado com saudades. Neste dia especial, a saudade invadiu minha alma desde cedinho, ao despertar com os passarinhos barulhentos. Não é tão comum assim ter esses passarinhos aqui nestas poucas árvores do jardim interno do condomínio onde resido em Londres. Mas como estou muito próximo do Victoria Park, penso que resolveram fazer uma parada aqui, antes de voltarem para suas árvores no Park. À tênue luz da manhã me trouxeram pensamentos que abriram o meu dia 18 de fevereiro, e me dei conta que era o dia especial de uma pessoa especial, que fez tudo especial na vida e nos ensinou a olhar a vida com olhos de amor e caridade.

Estou falando de Luiz Nelson Rossi. Para quem o conheceu, é certamente dispensável esta crônica, pois o que aqui relato é parte da existência dele, quem foi e o que ofereceu ao mundo enquanto no corpo físico. O pai mais do que exemplar que foi, sério e também brincalhão e sempre mais “mole” do que eu, para atender às peripécias da Giovana quando desejava comprar algo, nos seus oito aninhos, e já cheia de convencimentos. Até achei que seria uma excelente advogada em sua carreira, mas Giovana optou por algo tão lindo, que me traz tanta felicidade. Assim, ela conquistava do pai a atenção para comprar a "calça comprida amarela com flores cor de rosa”, que atendia ao seu gosto, pequenina.  Com Janine as conversas eram sempre de viagens, novos mundos, horizontes amplos. Com Daniel, ficamos conversando semana passada, lembrando sobre o Luiz, e à mente de meu filho só vinham lembranças altruístas, de valor educativo, que Daniel hoje aplica na sua vida, como fundador do Instituto Multiirão, abraçando as crianças e jovens carentes da Vila Icaraí, no bairro Uberaba em Curitiba, a linda capital das araucárias. Lembramos que quando, certa feita, moramos em Londrina, ainda Daniel, Janine e Giovana pequeninos, Luiz adquiriu um espaço no alto da Colina Verde, perto da TV Tropical, para ali montar um galpão oferecendo cursos profissionalizantes para jovens carentes, para ajudarem no sustento de suas famílias e manterem os estudos da escola. Hoje Daniel repete a tarefa.

Era assim o Luiz. Perto dele, ninguém que mostrasse sofrimento ficava sem uma palavra amiga, um consolo, um diálogo, e ele não mostrava pressa de forma alguma, mesmo que sua agenda estivesse sempre lotada. Para cada pessoa ele dedicava atenção e respeito, e hoje, comparando Daniel e ele, vejo que o exemplo ficou bem plantado no coração do filho Dani, que aplica no seu dia a dia a mesma forma de atender, de ajudar, de dialogar. Daniel há anos traz os invisíveis para a retina de nossos olhos, com os seus “posts” no Facebook com o título "Você me vê?"

O exemplo arrasta multidões, mais do que palavras. Biografias iluminadas são montadas por ações no bem, deixadas pelas pessoas que fazem esse rastro de luz, mesmo que não façam para estarem sob os holofotes do mundo, mas certamente, sem sombra de dúvida, as luzes que os iluminam se contam nas estrelas do firmamento.

Aproveitando a oportunidade desta coluna no nosso jornal O Imortal, de que nosso Luiz Nelson Rossi foi um dos assinantes nos idos dos anos de 1974 em diante, recordamos o contacto que tivemos com o Paizinho, Sr. Hugo Gonçalves, diretor do Lar Infantil Marília Barbosa e do Centro Espírita Allan Kardec, de Cambé, que nos recebia com muito carinho e aos meus pequenos, que hoje já estão na faixa dos 40 a quase 50 anos.  E parece que foi ontem.

Agradeço aos Benfeitores da Luz que nos proporcionaram poder retornar como um casal por duas encarnações. Fico aqui esperançosa, quem sabe, na próxima, Luiz fique um pouco ao meu lado, respirando o mesmo ar, seja no Brasil amado, ou aqui, em terras de além-mar.

___________________________________________________________________________________
Elsa Rossi, escritora e palestrante espírita brasileira radicada em Londres, é presidente da BUSS - British Union of Spiritist Societies.



Comentário

0 Comentários