Um carpinteiro inteligente

Amigos queridos leitores do nosso Jornal O IMORTAL. Eis que já estamos no segundo mês do ano de 2023, com a busca de respostas às questões não respondidas por conta de nossas ansiedades. Fiquei pensando...  Nunca a palavra “ansiedade” foi tão repetida em tantos programas educativos, políticos, psicológicos, a que temos assistido. Confesso que fico sem entender muito bem, porque a "fábrica progressiva multiplicativa da ansiedade” está granjeando espaço em nossas famílias, em nossos estudantes, em nossas crianças desde a tenra idade. Não vamos tratar de psicologia, não é nosso campo de ação, e sim, vamos falar de educação.

Fiquei feliz ao começar a ouvir o audiobook “O Homem mais Inteligente da História", de Augusto Cury, pois comecei a entender os comportamentos de cada apóstolo de Jesus, como ele os conhecia e os tratava, nos dando ensejo de fazer o mesmo com os que consideramos de comportamentos diferentes dos nossos.

Uma passagem da história comentada no livro sobre o professor de uma faculdade de Medicina nos Estados Unidos que, aplicada a prova final de avaliação para seleção dos alunos que seriam capazes de continuar a carreira de medicina com a alma e o coração, notou que quatro alunos, dois jovens e duas jovens, estavam “colando” na prova. O professor os chamou, e lhes disse que teriam duas soluções a serem aplicadas dali pra frente, por conta da atitude negativa que estavam fazendo: serem expulsos da faculdade, ou repetirem o ano, diretamente.

Estupefatos por serem pegos, e por entenderem o que estavam fazendo numa carreira tão nobre, os choros das meninas e o falatório se instalaram. Não poderiam ser expulsos, pediam... e repetir o ano seria um caos em suas carreiras.

O professor, num diálogo calmo e claro, nos faz lembrar a conversa de Jesus com seus discípulos de comportamentos mais acirrados. Jesus traz a lição do amor e compreensão. Seus discípulos eram rudes, alguns iletrados, comportamento bipolar outro, e para todos tinha uma conversa tranquila, limpa e de bom entendimento, oportunizando a todos galgar o degrau da confiança de novas oportunidades.

Assim, o professor usou o exemplo de Jesus, e de uma situação que não poderia ter acontecido, pensou um pouco e lhes fez uma proposta irrecusável: “Vocês terão uma tarefa em conjunto a trazerem. Preparar uma lição sobre a matéria que colaram no exame final, trazendo-a muito bem explicada e adicionando a ela material que não lhes ensinei ainda”.

– Professor, mas isso será muito difícil e complicado.

– Vocês têm capacidade de superação, e espero que façam o que lhes peço, e anularei a expulsão ou repetição de ano letivo. O que desejam fazer?

– Prepararemos a aula, professor.

E assim o fizeram. Dedicando-se totalmente no objetivo, focando na pesquisa e no preparo da aula inusitada, inédita, superaram a si próprios. Foi um sucesso. Demonstraram a capacidade de ação honesta e de que seriam futuramente bons médicos, pela lição aprendida.

Eu fiquei meditando neste pequeno trecho do livro de Augusto Cury, que tão bem discorre cientificamente sobre Jesus, já que é um psiquiatra, voltado a entender as personalidades de Jesus e os apóstolos.

Ah, se eu tivesse melhor conhecimento sobre o Mestre Jesus e suas lições, quando os meus filhos eram pequeninos, provavelmente eu me superaria em ser mãe atenciosa, educadora e, com o amor do Mestre em suas lições, traria muito mais brilho em luz espiritual na vida em família, seja aqui no Brasil, onde ora estou plantada, ou em terras de além-mar, onde vivi por 25 anos, um quarto de século.
 

Elsa Rossi, depois de viver por 25 anos no Reino Unido, onde presidiu por 12 anos a federativa espírita britânica, voltou a residir na cidade de Curitiba, Paraná.



Comentário

0 Comentários