Vencendo aflições

Angústia, opressão, dor no peito, sufocamento, agonia, tormento, padecimento físico... Assim se descreve a sinonímia da aflição, minimamente.

A aflição parece campear no mundo. Pessoas desesperadas, sem conterem sua angústia. Generaliza- se o mal estar, de modo que o Brasil hoje é um dos campeões do mundo no uso de medicamentos controlados.

Vemos o abatimento de muitos. O medo grassa em várias partes da Terra, medo esse que ficou visível demais na época da pandemia da Covid-19, uma verdadeira situação de provação, quando a fé foi evidenciada, soterrada ou inexistente.

A psiquiatria diz que o medo primário básico, que dá origem a todos os outros medos, é o medo da morte. Se retirar as camadas dos medos uma a uma, chegar-se–á ao medo da morte. Foi o medo imperante na pandemia, que paralisou a muitos e levantou outros tantos que, movidos pela caridade, empenharam-se por ajudar seus irmãos.

A certeza da imortalidade elimina o medo da morte, traz serenidade àquele que sabe que a vida continua, que o espírito é imortal.

O que lhe falta para ser feliz? Pergunta simples, mas que muitos responderão conforme seu grau de evolução. Felicidade seria a posse material, para uns, o ser amado consigo para outros. A espiritualidade superior revela que se pode viver uma felicidade relativa na Terra, bastando para isso a posse do necessário, a consciência tranquila e a fé no futuro.

O medo, para ser vencido, precisa do amor, da compaixão. Vencer o medo da morte é empenhar-se na certeza da imortalidade, na fé viva, na crença de um Deus que a tudo comanda com suprema sabedoria. Armar- se de compaixão, ter olhar de compaixão, perdoar sempre, resignar-se. É esse o caminho para a libertação de si mesmo.

Em junho deste ano, um acontecimento muito infeliz, que abalou uma pequena e pacata cidade do Paraná, Cambé, acabou por se transformar em um profundo ensinamento. Como a Fênix, que segundo a mitologia ressurge das cinzas e volta para a vida, um sopro de amor e esperança surgiu das cinzas de dor de um coração materno, dando uma lição de amor e fé para o país inteiro. O vídeo está sendo divulgado pelo país e vale a pena. O Brasil precisa vencer os medos e se mover novamente na compaixão e na bondade.

A mãe da jovem adolescente que morreu assassinada na escola dessa cidade, na penúltima semana do mês, se levantou moralmente na frente da escola, 3 dias após o triste acontecimento, cercada por uma multidão. Uma energia de paz se derramou. Um ensinamento emocionante de amor, de uma verdadeira cristã. Comentou que o que matou sua filha não foi uma arma, foi a falta de amor. Solicitou que as pessoas procurem amar mais.  Não condenou o agressor. Agradeceu as preces. Pediu mais amor entre todos. Lembrou Jesus em suas palavras. Corajosa! Digna de respeito!

O amor solucionará todos os problemas, embora os tenhamos. Dará a força para vencer aflições.

O amor vencerá o medo. Ele é o antídoto. Vença a si mesmo! Ame! Compadeça-se! Perdoe!



Comentário

0 Comentários